FEVEREIRO LARANJA

O mês de combate à Leucemia

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a leucemia é a 9ª doença mais comum no sexo masculino e 11º no feminino. A doença inicia-se na medula óssea (onde o sangue é produzido no corpo). É uma doença sistêmica que afeta não somente um órgão, mas todo o organismo. O seu tratamento pode ser muito complexo dependendo do tipo da leucemia e outros fatores. No entanto, existem estratégias e recursos que podem ajudar a tornar o tratamento bem sucedido.

Existem 12 tipo de variantes da doença, os 4 tipos primários são:

– Leucemia mieloide aguda (LMA), ela atinge as células mieloides e se desenvolve de maneira rápida. Afeta adultos e crianças;

– Leucemia mieloide crônica (LMC), ela atinge as células mieloides e se desenvolve devagar, sendo mais comum em adultos;

– Leucemia linfoide aguda (LLA), ela atinge células linfoides e se desenvolve de modo muito rápido. Afeta mais as crianças menores, mas pode ocorrer em adultos;

– Leucemia linfoide crônica (LLC), ela atinge as células linfoides e se desenvolve devagar. Afeta, principalmente, pessoas acima de 55 anos.

FATORES DE RISCO:

Segundo o INCA as causas ainda são desconhecidas, mas os fatores que podem influenciar são:

– tabagismo;

– exposição ao benzeno;

– exposição à radiação ionizante;

– histórico familiar;

– realização de quimioterapia;

– Síndrome de Down;

– exposição a agrotóxicos;

– E predisposição à alguma doenças sanguíneas.

SINTOMAS:

Sensação de fraqueza ou cansaço. Dor de cabeça. Sangrar e fazer nódoas negras (hematomas) facilmente: gengivas que sangram, manchas arroxeadas na pele, ou pequenas pintas vermelhas sob a pele. Dor nos ossos e articulações.

TRATAMENTO:

Dependendo do tipo e extensão da doença, a pessoa pode fazer quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou a associação de diferentes tratamentos. Uma pessoa com leucemia aguda precisa de ser tratada imediatamente. O objetivo do tratamento é a remissão do tumor. Após o controle da doença, se necessário, é aconselhável o transplante de medula óssea.

Postos de doação de sangue e Medula entre em contato:

Hemepar:

Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da Rua XV. De segunda à sábado das 7h30min às 17h30min. Contato: (41) 3281-4000

Hemobanco:

Cap. Souza Franco, 290, Bigorrilho. De segunda à sexta das 8h às 16h e sábado das 8h às 12h. Contato: (41) 3023-5545. Agende pelo Site:  http://hemobanco.com.br/site/agendamento-de-doacoes/

BIOBANCO do Hospital de Clinicas:

Av. Agostinho Leão Junior, 108, Alto da Glória. De segunda à sexta das 7h30min às 17h30min. Contato: (41) 3360-1875. Agende pelo site: http://doador.biobanco.hc.ufpr.br/PrototipoBiobanco/

Hospital Erasto Gaetner:

Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas. De segunda à sexta das 10h às 17h e sábado das 8h às 12h. Contato: (41) 3361-5038. Agendamento somente pelo telefone

Fonte:  INCA.gov, MedicalWay, Saude Debate.